Uma criança de apenas um ano e seis meses teve cerca de 90% do corpo queimado ontem, vítima de incêndio em um terreno baldio no município de Bodó, distante 188 km de Natal. Transferido para a capital com o auxílio do helicóptero Potiguar I, da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed), o menino, de iniciais W. M. S., foi encaminhado em estado grave ao Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel.De acordo com a médica pediatra Rosângela Oliveira, que integrou a equipe de profissionais responsável pelos primeiros atendimentos à criança no hospital, o menino apresenta queimaduras de 3º grau em quase todo corpo. "As lesões atingiram de 88% a 90% da pele, o que inclui face, tórax e membros", disse, explicando que a vítima foi submetida a procedimentos como o desbridamento (curativo cirúrgico). "O que podemos constatar é que o caso é gravíssimo".
Segundo informações do tenente da PM Romualdo Galvão, a aeronave do Governo foi usada pra dar mais agilidade ao socorro do garoto. O menino, que estava internado em um hospital na cidade de Currais Novos, teve de ser transferido para Natal em razão da gravidade de seu estado. "Ele foi transportado de ambulância até Santa Cruz, no entanto, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) temeu que o método fosse ser muito demorado, e decidiu pedir ajuda", afirmou. Conforme dados da Sesed, toda a operação, incluindo o desembarque em Natal até o retorno à capital levou cerca de uma hora e meia.
O pouso no campo de futebol do 16º Batalhão de Infantaria Motorizada ocorreu por volta das 16h. Lá, uma nova equipe do Samu aguardava para fazer o transporte do garoto até o pronto-socorro. Além da vítima, vieram a bordo da aeronave um médico e um enfermeiro. A mãe da criança chegou logo em seguida, trazida em uma ambulância do Samu.
Ainda segundo informações repassadas pela Sesed, a Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar as circunstâncias do acidente que causou os ferimentos na criança. Apesar de não haver informações oficiais sobre o ocorrido, o tenente Romualdo explicou as autoridades trabalham com a informação de que o garoto se feriu durante um incêndio em um baldio na zona rural da cidade de Bodó. "O fogo, que teria sido ateado com o objetivo de "limpar" a área de uma plantação, também foi responsável por ferir um irmão da vítima, de cerca de seis anos", contou, acrescentando que o estado do menino não é grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário