quarta-feira, 6 de julho de 2011

Prefeitura aguarda aval para drenagem do Arena das Dunas.

O projeto de macrodrenagem das zonas sul e oeste de Natal, que incluem a solução para o despejo das águas vindas do futuro estádio Arena das Dunas, está em análise na Caixa Econômica Federal. A proposta do Município, cuja primeira etapa representa investimentos de R$ 126 milhões, já foi incluída na segunda parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e a expectativa do secretário adjunto de Planejamento da Semopi, Walter Fernandes de Miranda Neto, é que as obras possam ser iniciadas até o final deste ano.

O edital de licitação para escolher a empresa que irá formular o projeto executivo já está sendo elaborado e a licitação da obra, propriamente dita, deve se iniciar logo após o aval da Caixa Econômica, que vem avaliando o orçamento e os dados técnicos previstos no projeto básico, elaborado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

A ideia é, na primeira etapa interligar as lagoas próximas à Arena das Dunas, no Centro Administrativo do Estado, e a de São Conrado, em Dix-sept Rosado, a um túnel que levaria as águas até o rio Potengi, na altura da DVN Vidros, no Bom Pastor. Essa fase da obra precisa estar pronta até a Copa de 2014, pois faz parte das exigências para o licenciamento do estádio.

Já na segunda etapa, que deve representar R$ 79 milhões, serão interligadas ao túnel as lagoas do Preá, em Nova Descoberta; dos Potiguares ou do Jacaré, em Morro Branco; duas lagoas de Cidade da Esperança; além de beneficiar a rua José Gonçalves, em Lagoa Nova, por trás do Nordestão da Salgado Filho, onde normalmente ocorrem algamentos. Essa segunda fase pode ser iniciada antes do Mundial, mas só estará concluída após 2014.

A divisão do projeto foi definida por uma questão orçamentária, para facilitar a garantia dos recursos federais para a primeira etapa, que é prioridade. "A Caixa nos solicitou recentemente uma complementação dos documentos e estamos providenciando para enviá-los logo", explicou o secretário adjunto. Ele acredita que o aval do banco seja dado dentro de 30 dias.

Nenhum comentário: