quinta-feira, 23 de junho de 2011

Últimos retoques para a festa de Corpus Christi.

A manhã chuvosa e cinza desta quinta-feira (23) não afastou os fiéis católicos dos preparativos para a festa de Corpus Christi. Em Mirassol, o tapete que começou a ser confeccionado há dois dias, está quase pronto. Na Paróquia de São Sebastião, no Alecrim, os organizadores da festa do Corpo de Deus decidiram fazer o tapete na área social da igreja devido à chuva que caiu hoje mais cedo. Em Mirassol, na Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, o ritual de montar tapetes com produtos regionais, reciclados e artesanais se repete há 18 anos. A idealizadora e confeccionadora se mantém a mesma até hoje. Adelusia Miranda, comentou que o estudo em torno do tema, a escolha das imagens, dos produtos a serem utilizados começou há três meses.

"Jesus Eucarístico, o verdadeiro cordeiro de Deus", foi o tema escolhido para este ano. No tapete criado no átrio central da igreja, o pó de serra, a areia colorida, as pedras artesanais, o feijão preto, bandejas de isopor recicladas e até mesmo os cabelos dourados retirados de espigas de milho compõem as imagens de São João Batista menino, da Virgem Maria encontrando com Santa Izabel, de Jesus Cristo entregando uma hóstia a um padre e o ostensório com o cordeiro imolado.

"É sempre uma alegria renovadora. É uma maneira de expressar nosso carinho a Jesus. Sobretudo, expressar nossa fé na Eucaristia, onde Jesus está presente", disse Adelusia Miranda. Para 2011, todo o tapete foi inspirado no evangelho de São João Batista. Adelusia explicou que cada igreja escolhe o tema e os itens utilizados na confecção da peça. Em Mirassol, a celebração do Corpus Christi está marcada para às 17 horas. No encerramento da missa, o padre irá conduzir o ostensório pela igreja e serguirá em procissão pelas ruas do bairro. É neste momento que ele cruza o tapete.

História

De acordo com Adelusia Miranda, a inspiração para a confecção dos tapetes se deu com o gesto dos hebreus quando Jesus entrou em Jerusalém. Na ocasião, o povo estendeu tecidos, lençóis ou até mesmo peças de roupa para que Ele pisasse em cima. Com o passar dos anos, num sonho que uma freira agostiniana chamada Juliana teve, ouviu Jesus Cristo pedir que ela buscasse implementar a festa do Corpo de Deus no calendário Cristão. Juliana recorreu ao Papa Urbano IV, que atendeu seu pedido. A freira se tornou santa anos depois.

A procissão de Corpus Christi começou em 1347 e foi introduzida oficialmente no calendário da Igreja Católica pelo Papa Urbano IV em 1264. Um dos motivos para a celebração do Corpo de Deus foi responder às heresias no período. Além disso, dois milagres ocorreram no período e serviram como um motivo a mais para a celebração ser instituída. Em 1263, na cidade italiana de Bolzano,o padre alemão Pedro de Praga, estava celebrando a Missa quando teve sérias dúvidas sobre a realidade da presença de Cristo na Hóstia consagrada. Assim que ele completou as palavras da Consagração, o sangue começou a escorrer da Hóstia Consagrada e correr por suas mãos, sobre o altar e o corporal. Em Lanciano, também na Itália, um monge que se sentia atormentado pela dúvida na crença católica da transubstanciação, durante uma missa viu a hóstia no momento do ato da consagração, converter-se em carne viva e o vinho em sangue vivo.

Com a comprovação dos milagres, os tecidos usados pelos hebreus deram lugar ao que vemos hoje em inúmeras igrejas católicas no mundo. São tapetes compostos por flores, serragens, borras de café e materiais reciclados.

Nenhum comentário: