Pais e estudantes de escolas públicas e particulares de Natal vêm tendo de chegar antes das 6h da manhã e enfrentando uma espera de até seis horas em uma fila no shopping Via Direta, para conseguir adquirir, ou receber gratuitamente, os cartões a serem utilizados no sistema de transporte da cidade, o NatalCard. A entrega de fichas só começa por volta das 8h30 e o atendimento, que começa às 9h, normalmente se estende até o período da tarde.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve na manhã desta quarta-feira no local e constatou que os primeiros da fila já haviam enfrentado outros dias de espera. “Vim ontem (terça-feira) às 11 horas e já tinham distribuído todas as fichas. Como na cidade toda só tem esse local para fazer o cartão de quem é de escola particular, tive de vir lá da zona norte para pegar essa fila. Trabalho como monitora de uma creche e vou perder minha manhã, pois lá se inicia às 7h30 e, se eu tiver muita sorte, saio daqui lá pelas 10h”, estimava a estudante Andrea Gomes.
“De 9h, ontem, a fila já estava enorme. Como só distribuem 250 fichas, vim logo cedo hoje para ver se consigo fazer meu cartão e o de minha filha”, afirmou Fábia Wilma de Lima, outra das primeiras a entrar na fila, que teve de esperar mais de três horas pelo início do atendimento. Quanto mais tarde se chega ao local, mesmo conseguindo uma das fichas, pior a expectativa de atendimento. As pessoas afirmam que há casos de pessoas que aguardaram até seis horas para saírem com o NatalCard.
A revolta entre os que esperam é grande. “Tive de acordar de 4h para fazer o café e o almoço, em casa, e vir pegar essa fila. Ontem estive aqui de 13h e não havia mais ficha nenhuma, mas se um rapaz não tivesse me avisado, teria ficado na fila que estava formada e dando voltas”, reclama a dona-de-casa Márcia Ferreira. Segundo ela, os próprios populares a alertaram da necessidade de chegar cedo. “É uma barbaridade ter de vir a essa hora e ficar tanto tempo esperando.”
No posto do NatalCard localizado no estádio Machadão, a fila na manhã de hoje era bem menor, com aproximadamente 30 pessoas, no entanto uma filmagem publicitária para a Prefeitura de Natal, realizada em pleno horário de atendimento, irritou os presentes, devido ao grande atraso que provocou no atendimento de quem aguardava. Houve até quem desistisse e fosse embora do local.
Entrem os que aguardavam estava o operador de triagem Alberto Santos. No dia anterior ele passou de 9h às 15h para tentar tirar o cartão do filho, porém foi informado de que o rapaz não poderia confeccionar um novo, já que ainda teria um anterior em seu nome. O pai, no entanto, só encontrou uma carteira de estudante velha e teve de retornar ao local pelo segundo dia consecutivo. “Não sei se tinha um antes, mas se de todo documento se tira uma segunda via, por que desse cartão não?” questionou.
Seturn aponta alternativas
O diretor de Comunicação do Sindicato das Empresas de Ônibus de Natal (Seturn), Augusto Maranhão, afirmou que o posto do NatalCard no Via Direta está sobrecarregado devido à desinformação da população. Segundo ele, os passageiros interessados apenas em adquirir uma segunda via do cartão poderão solicitar o serviço no posto da Ribeira, “que se encontra desafogado”.
Já para a maior parte da demanda, de pais e alunos em busca da identidade estudantil, as opções são três: “Eles podem procurar, além do Via Direta, os postos no Machadão, na área de lazer do Panatis e na sede da Semob (Ribeira)”, destacou Augusto Maranhão. Segundo ele, a expectativa é de redução das filas nos próximos dias e de o atendimento voltar ao normal em breve.
O diretor de Operações e Permissões da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Márcio Ataliba, lembra que a gestão do NatalCard cabe ao Seturn, mas entende que a grande demanda atual ocorre devido à soma dos estudantes de escolas públicas, que tentam retirar o cartão gratuito, com os passageiros em geral que costumam confeccionar cartões e adquirir créditos no primeiros dias de cada mês.

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