quinta-feira, 30 de junho de 2011

Homem é encontrado morto em Parnamirim.

Ivanaldo Fernandes de Souza, de 34 anos, foi encontrado morto em um matagal, nas proximidades da linha do trem em Parnamirim, por volta das 6h desta quinta-feira (30). O cadáver apresentava marca de tiros no pescoço e cabeça.O corpo de Ivanaldo foi encontrado ao lado de sua moto, uma Factor 125, a 30 metros da passagem férrea na pista que passa ao lado do aeroporto Augusto Severo, no bairro Parque de Exposições. Ele trabalhava como pintor de automóveis e saiu da casa em que vivia com a companheira, na noite de ontem, afirmando que iria "comprar comida", porém ela desconfia que o destino era o bar.

A Polícia Militar, que foi informada na noite de ontem, por volta de 22h30, sobre a ocorrência de tiros na região, vem realizando também o trabalho de inteligência, devido à greve da Polícia Civil, acredita que tenha havido uma execução, já que nada foi roubado de Ivanaldo.

De acordo com informações de familiares, a vítima morava no bairro de Monte Castelo e há dois dias teria participado de uma briga na qual um homem, ainda não identificado, o atingiu com uma garrafada na cabeça. Segundo os paretenes, Ivanaldo teria sido jurado de morte após o confronto.

Samu informa MP sobre problemas em ligações de emergência através de celulares.

A direção do Samu Natal enviou documentos comunicando oficialmente ao Ministério Público e às operadoras de telefonia sobre  problemas que estão ocorrendo com usuários que tentam acionar o serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, através do telefone 192, por celulares das operadores Oi e Claro.Segundo o diretor do Samu Natal Adson Vale, as ligações dos usuários que utilizam de celulares dessas operadoras simplesmente caem no meio da chamada.

A reclamação já foi encaminhada tanto para as operadoras quanto para o Ministério Público que deve acompanhar a situação.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Brasil e Estados Unidos fazem primeira final do Mundial de Basquete Master.

As decisões do 11º Campeonato Mundial de Basquetebol Master começam nesta quinta-feira (30). A primeira final do evento internacional será um desafio clássico: Brasil x Estados Unidos. O jogo está marcado para as 9h no ginásio do Sesc Centro em Natal e envolverá a categoria 75+, que conta com os atletas de maior idade entre os participantes.

Os norte-americanos dizem que, pela idade dos participantes, o jogo não pode mais ser encarado como uma decisão de vida ou morte. O norte-americano Bergman afirma que é importante ter cuidado também com o adversário, já que todos os jogadores estão na melhor idade."A gente tem aquele cuidado de não tocar mais forte ou dar cotoveladas, para não machucar os adversários. Todos nós já passamos muito tempo vivendo jogos tensos, agora já não é mais a hora", disse Bergman, que tem quase seis décadas dedicadas ao basquete e conta que o esporte é um grande hobby atualmente. "Hoje, é uma forma de se divertir, de tirar o estresse", ressalta.

Os brasileiros pensam diferente e dizem que vencer os Estados Unidos no basquetebol tem um sabor especial, já que os EUA é o país da modalidade e é muito difícil vencê-los em qualquer categoria.

"Guerra é guerra. A nossa missão é vencer os Estados Unidos e mostrar a força dos brasileiros. Não dá para pensar diferente quando se fala no país do basquete. Nosso intuito é vencer, usar toda força que ainda temos", disse José Bulhões, que inclusive foi responsável por carregar a tocha olímpica na abertura do evento, por mostrar tanta disposição com 78 anos.

Um nome que vem se destacando no Mundial de Basquete Master e vai participar da final é José Alcir, o homem mais velho entre todos os jogadores que disputam o evento internacional. O atleta de 82 anos diz que o pensamento tem que ser realmente o da vitória contra os Estados Unidos.

"A gente está jogando em casa, vamos ter o apoio da torcida, então temos que fazer bonito, independente das circunstâncias. Vamos jogar como se ainda fossemos meninos e conquistar o título", declarou José Alcir.

O Mundial de Basquete Master é um evento que será disputado até o dia 03 de julho e estão envolvidos mais de 2000 participantes incluindo atletas e comissão técnica, de 30 países diferentes, divididos em 17 categorias, com atletas de 30 até mais de 75 anos.

Governo quer tipificar logo crimes na internet, diz ministro.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou hoje (29) que o governo pretende tipificar logo os crimes na internet para que seja possível punir, por exemplo, os hackers que têm invadido os sites do governo. Com isso, será possível atribuir penas para esses crimes.

"Precisamos discutir com urgência com o Congresso Nacional a tipificação de delitos nessa área para que possamos ter ações mais eficazes", disse Cardozo, após almoço com o presidente em exercício Michel Temer. "Só podemos investigar aquilo que se configura como crime a partir do que hoje diz a legislação brasileira. Por isso, precisamos melhorar a legislação para enfrentar esse problema do ponto de vista criminal."

De acordo com ele, o governo está elaborando o marco civil para disciplinar a área de informática . O texto, acrescentou, deve ser enviado em breve ao Congresso Nacional. Esse marco, no entanto, não tipifica os delitos. A ideia, segundo o ministro, é estudar os projetos que já tramitam no Legislativo e que preveem a tipificação para ver se há a necessidade de aperfeiçoar a parte criminal.

"Podemos elaborar uma proposta que será encaminhada agora ao Congresso ou podemos elaborar um texto que seja compatível com algo que já está tramitando. A verdade é que precisamos agilizar ao máximo isso porque o Brasil necessita ter tipificação criminal que permita à Polícia Federal e ao Poder Judiciário coibir esse tipo de prática", disse Cardozo.

Sobre os ataques sofridos pelos sites do governo nos últimos dias, ele afirmou que já há um processo de investigação aberto.

Hoje, alguns dos crimes praticados pela internet são passíveis de punição por meio de leis como o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Carro é engolido por buraco em Candelária.

As chuvas registradas entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (29) trouxeram transtornos aos natalenses. Além de problemas com vias alagadas, o excesso de água causou danos sérios na rua Raimundo Chaves, em Candelária, onde uma enorme cratera engoliu um carro com duas pessoas.

De acordo com o relato das vítimas, que não sofreram ferimentos graves, o acidente aconteceu no momento em que eles chegavam em casa. Enquanto esperavam pelo portão abrir, sentiram o chão ceder e foram sugados para dentro do buraco, só conseguindo sair após quebrarem os vidros do Punto branco de placas NNO 1601.
Equipes dos bombeiros já estão no local, assim como técnicos da Caern e Cosern, resposáveis por cortar a rede de água e luz da rua, para a retirada do automóvel.

Estragos também foram registrados na Via Costeira, onde parte do calçadão desabou. O trecho, próximo ao Hotel BRA, no Sentido Roberto Freire-Praia do Meio, cedeu e engoliu parte do passeio público, chegando muito próximo à pista. Apesar do ocorrido, o trânsito corria normalmente no local durante ao início da manhã.Outro local que sofreu as consequências da força da chuva foi a Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, onde o asfalto cedeu e um buraco de cerca de um metro de diâmetro se abriu. O trecho, localizado pouco antes da ladeira de Marpas, na Ribeira, traz risco aos motoristas.

De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil, coronel Marcos Pinheiro, equipes da Prefeitura estão monitorando as ruas da cidade para identificar problemas que possam causar risco à população. Segundo ele, as equipes têm a missão de identificar os problemas e encaminha-los para as secretarias municipais, que serão responsáveis pelos possíveis reparos.

Em entrevista à Folha, prefeita Micarla afirma que “manifestações não têm representatividade”

Em entrevista a Folha de São Paulo, edição de hoje, a prefeita de Natal Micarla de Sousa desqualificou o movimento e as manifestações contra sua administração. Ela afirmou que esses protestos ocorrem apenas “no mundo virtual”.
“Na vida real da cidade, a gente percebe que esse movimento não existe. Existe, sim, na internet. Mas sempre fica aquela dúvida sobre quantos usuários são reais e quantos são fakes [falsos]“, disse Micarla à Folha.
Ela creditou os movimentos virtuais ao fato da Prefeitura ter decretado a gratuidade da carteira estudantil e ao PT ter sido derrotado no pleito 2008.
“No Brasil, há empresas que vendem carteirinhas e usam o movimento estudantil [responsável pela emissão] como fachada. Isso criou uma insatisfação”, acusou a prefeita de Natal.

 VEJAM O QUE A POPULAÇÃO ACHA DESSA REPORTAGEM.

Carol Milito 29 de junho de 2011 às 16:27
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha…..de fato, isso só corrobora com a certeza que todos os natalenses tem que a tal Micarla de Souza, eleita para prefeita da cidade (somente eleita, porque não tem REPRESENTATIVIDADE!) não mora aqui. Vai saber em que pântano a borboleta se esconde….. Ai vergonha alheia!
Adriana 29 de junho de 2011 às 16:36
Pelo visto a prefeita Micarla de Sousa anda voando demais…na vida real a nossa cidade encontra-se totalmente abandonada…Se ela quiser saber realmente quantos usuários são reais, basta ela tentar se reeleger…rsrsrsrsr
Prof.Thiago Galvão 29 de junho de 2011 às 16:37
Interessante, não sabia que mais de 85% da população de Natal era virtual.
Marcelo 29 de junho de 2011 às 16:37
É muito ridícula mesmo. Quer dizer que todos os manifestantes que ocuparam ou passaram pela Câmara para apoiar o movimento não existem né, são fakes. Talvez uma miragem?! Espera se candidatar nas próximas eleições, querida prefeita, para sentir nas urnas o quão “inexistentes” são os cidadãos que desaprovam sua administração.
Borboleta Desastrosa 29 de junho de 2011 às 16:37
Micarla não é doida não, minha gente, ela é FINGIDA! Ela disse essas idiotices na entrevista pra ver se a massa leiga acredita…muita imbecilidade. Vou dar meu exemplo, sou estudante, tenho NADA a ver com o PT nem outro partido, mas faço parte do Movimento #ForaMicarla pois sou plenamente insatisfeita com sua gestão e se fosse escrever uma lista de motivos aki faltaria espaço. Se liga borboleta Natal não precisa de vc!!! A Sociedade não consegue mais te engolir e isso é nas ruas, na internet, em qqr lugar existe a revolta para com vc.
Carla 29 de junho de 2011 às 16:38
Quando digo que essa prefeita vive num mundo de fantasia, voces duvidam.Micarla , saia do seu trono, se liga,tà? Toda cidade está indignada com sua gestão. Você vive cercada de babões, incompetentes, que só dizem o que vc quer ouvir.É de dar pena mesmo!
Bruno 29 de junho de 2011 às 16:39
Essa mulher não existe não. Ridícula
PEREIRA 29 de junho de 2011 às 16:40
“NÃO TEM REPRESENTATIVIDADE”??. Infelizmente fui seu Eleitor, acreditamos em voce, na dita missão que mencionou ter, e hoje sou eternamente ARREPENDIDO. Não faço parte de nenhum movimento muito menos de partido Politico, (pois acho que infelizmente a podridão esta generalizada), mas vejo no movimento #FORA MICARLA o anseio da maioria dos cidadões Natalenses, a REPRESENTATIVIDADE E A CREDIBILIDADE que esses jovens conquistaram fizeram da SR uma SIMPLES BORBOLETA e nada mais.
daniel 29 de junho de 2011 às 16:48
se o mundo e só virtual o que as pessoas reais estavam fazendo dentro da câmara?
chacon 29 de junho de 2011 às 16:56
Micarla! cala-te, não enxergas as evidências. Compareça a qualquer ato publico e cerás a vais que levarás.
MARTINS FILHO - Radialista 29 de junho de 2011 às 17:00
COM A PREFEITA MICARLA DE SOUZA SEM FÔLEGO PARA ADMINISTRAR E COM A POPULAÇÃO SUFOCADA COM OS ESCÂNDALOS - ACESSORES DA PREFEITA TENTAM UM MOVIMENTO PARA ENFRENTAR QUEM ESTIVER PELA FRENTE PARA DESQUELIFICAR QUALQUER MANIFESTAÇÃO POPULAR. OBS. MICARLA NAS ENTREVISTAS DEMONSTRA ÓDIO E VINGANÇA!
marcelo 29 de junho de 2011 às 17:00
Eu sou fake entao….todos ao meu redor sao tb…ridícula prefeitinha de quadrilha junina essa…
Lauro Lucio 29 de junho de 2011 às 17:04
Foi o movimento em Natal, mais real que eu já presenciei. E sem a força de nenhum partido, os que se enganjaram são livres e votam e quem quizer. A prefeita esta, ela sim, no mundo virtual e na falsa ilusão de uma gestão municipal fadada ao fracasso.
A Pior Administração Municipal de todos os tempos. 29 de junho de 2011 às 17:07
Ela está chamando o povo de covarde. Entao vamos todos para âs ruas de natal e mostrar para essa senhora a nossa representatividade.
Thiago 29 de junho de 2011 às 17:16
Quem não tem representatividade é ela, nem muito menos vergonha na cara! FORA MICARLA. ELA IRÁ VER O RESULTADO DA ELEIÇÃO TANTO DELA COMO DO SEU SUCESSOR! FORA MICARLA E CIA!
Lucca 29 de junho de 2011 às 17:17
ou seja, denominou toda uma população de uma capital de Estado de palhaços.
Duda 29 de junho de 2011 às 17:22
Qualidade de uma amostra constituída de modo a corresponder à população no seio da qual ela é escolhida ( um dos significados para “representatividade”). É revoltante ver que alguém eleita (ontem e nunca mais) para representar nossa cidade Natal, como prefeita, trate a opinião do POVO de Natal dessa maneira! Eles, esses “nossos políticos” porque não só a prefeita que tem essa opinião, precisa sentir a força do POVO, que, lenvantarão das cadeiras em reação a tanta incompetência na administração pública, aí sim vão ver que virtual é mundo deles que usam e abusam do dinheiro desse POVO, que tanto ignoram.
primavera sem borboleta 29 de junho de 2011 às 17:25
quanto mais fala mais perde credibilidade, quanto mais fala mais revolta, cada vez que fala, diz uma nova mentira. se fosse humilde, renunciava, para o bem de nossa cidade. se nao renunciar, fará crescer ainda mais o movimento, que ela diz nao ter representavidade.sou trabalhador,eleitor,contribuinte, pai, nou filiado a nenhum partido, mas se preciso fôr, para acabar com a falta de vergonha de tantos canalhas que assumen cargos públicos, irei com prazer para as ruas. e FORA MICARLA.
Romário 29 de junho de 2011 às 17:28
Essa prefeita de Natal… mais de 85% da população são virtuais! É MATRIX!!! KKKKKKKKK…. VAI SER INCOMPETENTE ASSIM LÁ NA CAIXA BOZÓ.
Lucia 29 de junho de 2011 às 17:39
VIRTUAL É A ADMINISTRAÇÃO QUE ELA PENSA QUE REALIZA. MULHER RIDÍCULA!
emerson 29 de junho de 2011 às 17:45
ENQUANTO ISSO, UM GRANDE HOTEL É CONSTRUIDO EM PORTUGAL, DE QUEM É DE QUEM É ? DOU UM COPO DE CARAPA SE ALGUEM AQUI SOUBER. KKKKKK AI FAÇO COMO O GRANDE NARRADOR ESPOETIVO MARCOS LOPES, ADIVINHOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU KKKKKKK , E NOSSA CIDADE UM VERDADEIRO BURACO

terça-feira, 28 de junho de 2011

Fotos de Fortaleza (Tiradas Por Julio Cesar Vão conhecer vale apena.)






















Justiça determina reabertura de 12 creches.

As antigas creches do Meios (Movimento de Integração e Orientação Social), incorporadas pela Prefeitura de Natal, em janeiro deste ano, devem ser reabertas por decisão da Justiça. Ontem, o juiz da 2a Vara da Infância e da Juventude, Sérgio Roberto Nascimento Maia, determinou que o município garanta e viabilize o início do ano letivo no dia 1º de agosto, em 12, das 15 creches que ainda continuam fechadas. As outras três devem ser reabertas em 2012.Pela decisão, as aulas devem ser retomadas no dia 1º de agosto nos CMEI's N. Sra. de Fátima, Libânia Medeiros, José Alencar G. Da Silva, Pe. João Perestrello, N. Sra. De Lourdes, Miss. Odilon dos Santos, Profª. Terezinha de Jesus, Zilda Arns, Profª. Maria Eunice Savim, Severino Davi, N. Sra. Auxiliadora e Beira Rio. Já os CMEI's Dom Nivaldo Monte, Vanice Alves e Vida Nova, que exigem reformas maiores, devem voltar a funcionar no primeiro dia letivo de 2012.

"Essas unidades que, por decisão do juiz, devem reabrir em agosto precisam de pequenos reparos, pessoal e mobiliário", informou a promotora de Justiça da Educação, Zenilde Ferreira Alves de Farias. Equipe da promotoria visitou as 15 escolas entre os dias 16 e 31 de maio e constatou que das 16 escolas incorporadas em janeiro, apenas uma estava funcionando, o CMEI Graça Aranha. "Todas as outras estavam fechadas e apenas duas em reforma".

Em Mãe Luiza, por exemplo, duas creches do Meios - a João Perestrello e a N. Sra. de Lourdes - estão desativadas há mais de nove meses. Uma delas, a N. Sra. de Lourdes, está em reforma. A outra creche em reforma, visitada pela Promotoria da Educação, foi a N. Sra. de Fátima, em Felipe Camarão. A promotora Zenilde Alves comemorou a decisão da justiça.

"Negociamos bastante com o município, mas, infelizmente, o tempo foi passando, sem que as creches fossem reabertas e sem qualquer perspectiva quanto ao futuro, então foi preciso entrar com ação". Segundo levantamento da Promotoria da Educação as antigas creches do Meios atendiam 2,7 mil crianças, com idades entre 1 a 5 anos.  O juiz da 2ª Vara da Infância determinou também que a Prefeitura de Natal convoque os educadores infantis aprovados no concurso público de 2008, ainda em vigor, para suprir as vagas criadas com o incremento do número CMEI's.

A promessa da Secretaria Municipal de Educação era reabrir, até final de março, nove das 15 unidades, segundo declarações dadas à imprensa pelo secretário Walter Fonseca, o que não aconteceu. Ontem, ele disse que só se pronunciará quando for notificado oficialmente da decisão judicial.

O processo de transição na gestão das creches foi iniciado em 2010 e concluído em 20 de janeiro deste ano, com a transferência das últimas 18 do total de 23 unidades. Das 18, explicou a promotora, duas não chegaram a ser recebidas pelo município - a N. Sra. dos Navegantes e a Arco Íris, porque não tiveram, respectivamente, os contatos de aluguel e de comodato, renovados.

A promotora informou que algumas das creches já foram transformadas em Centro Municipal de Educação Infantil, pela Secretaria Municipal de Educação. A mudança é necessária para se adequar ao modelo pedagógico e para que recursos federais sejam repassados ao Município.

BB perde exclusividade nos consignados em Natal.

O Banco do Brasil não detém mais a exclusividade na concessão de empréstimos consignados (aqueles com desconto em folha) para servidores municipais de Natal. O Juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública, acatou pedido de liminar do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat) e derrubou a exclusividade do Banco no município, baseando-se no princípio da livre concorrência, da livre opção do consumidor e na circular do Banco Central que proibiu a exclusividade nos empréstimos consignados em janeiro de 2011.Para Soraya Godeiro, presidente do Sinsenat, a liminar cria jurisprudência, ou seja, abre caminho para outras decisões semelhantes dentro e fora do estado. Com a quebra de exclusividade, 20 mil servidores municipais de Natal, entre ativos e inativos, poderão pesquisar e optar por outras condições de empréstimo disponíveis no mercado. Durante a vigência do contrato de exclusividade, os servidores municipais só podiam contrair empréstimos consignados no Banco do Brasil. "Eles não conseguiam contrair empréstimos em outras instituições que, muitas vezes, praticavam taxas menores, devido ao contrato de exclusividade entre a prefeitura de Natal e o banco, que deixava o Banco do Brasil numa situação extremamente privilegiada", afirma Soraya.

Crítica

Soraya Godeiro não sabe precisar quantos servidores mantém empréstimos consignados no Banco do Brasil,  mas afirma que "dos 20 mil servidores, poucos não contraíram". Soraya também critica a Prefeitura, dizendo que "o papel dela era orientar os servidores e não amarrá-los a uma instituição financeira".

Até o fechamento desta edição nem o Banco do Brasil nem a Prefeitura de Natal haviam sido comunicados oficialmente sobre a decisão. A Secretaria de comunicação do Município, antecipou, no entanto, que a Prefeitura cumprirá a decisão judicial logo após ser notificada e analisar o teor.

O Banco do Brasil também não informou o volume concedido através de empréstimos consignados aos servidores municipais anualmente nem quanto servidores contraíram empréstimos consignados no banco.

A polêmica envolvendo a exclusividade na concessão de empréstimos consignados pelo Banco do Brasil é antiga. Em janeiro, uma circular do Banco Central, que regulamenta o setor, abriu uma brecha para decisões semelhantes a tomada pelo Juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública, em Natal. Em janeiro, o Banco Central proibiu novos contratos de exclusividade, deixando em aberto se os já assinados deveriam ou não ter validade.

No Estado, bancos menores questionam

Servidores estaduais do Rio Grande do Norte também questionam a exclusividade na concessão de empréstimos consignados pelo Banco do Brasil.  

Em novembro de 2009, um decreto da então governadora Vilma de Faria (de número 21.399) concedeu reserva de mercado ao Banco do Brasil (BB). No ano seguinte, provocado por ação movida pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), o desembargador Amaury Moura Sobrinho concedeu liminar que derrubava a cláusula de exclusividade. Com esse posicionamento, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza assinou um decreto em 27 de agosto de 2010, revogando o decreto nº 21.399, mas não informou à Justiça.

A exclusividade do BB foi restaurada em outubro de 2010, por uma decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ary Pargendler. Em sua decisão, o ministro teria alegado que o rompimento da cláusula geraria prejuízo para o banco, que investiu cerca de R$ 182 milhões na aquisição da folha de pagamentos.

Em fevereiro de 2011, desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) julgaram procedente o Mandado de Segurança interposto pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), que solicitava a suspensão da exclusividade do Banco do Brasil para realizar este tipo de operação. Dias depois, o TJRN foi informado que o decreto que originou o Mandado de Segurança ajuizado pela Associação Brasileira de Bancos havia sido revogado pelo governo. A polêmica continua.

Prefeitura de Natal paga R$ 300 mil para instituto carioca realizar seminário sobre a Copa

A Prefeitura de Natal pagou R$ 300 mil para o Instituo Ary Carvalho, sediado no Rio de Janeiro, promover o seminário sobre a Copa do Mundo de 2014, realizado há menos de 15 dias na capital potiguar.
Para justificar o evento está descrito no extrato do “convênio” que o evento “seria grande oportunidade para dirigentes locais trocarem experiências”. O contrato com o instituto carioca foi assinado pelo secretário municipal de Turismo Tertuliano Pinheiro.
QUEM É O INSTITUTO
Na página oficial do Instituto Ary Carvalho há uma apresentação sobre a entidade: “O Instituto Ary Carvalho ( IAC ) é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1999 com o objetivo de gerar, desenvolver, executar e administrar projetos, programas e atividades culturais, sociais, artísticos, educacionais e de saúde. Como uma empresa moderna e socialmente responsável, o Grupo O DIA não tem medido esforços para também atender as comunidades carentes, desenvolvendo ações sociais que criem alternativas para a inclusão social de suas crianças e jovens. Hoje, o grande foco social do IAC está no Complexo do Arará, em Benfica, e em algumas outras comunidades desse entorno. Mas outros projetos e programas foram idealizados e estão sendo conduzidos com o objetivo de atender à população em geral, visando à construção de uma sociedade mais informada e mais consciente de seus direitos e deveres”.

sábado, 25 de junho de 2011

Mistura de chihuahua, 'Yoda' vence como cão mais feio nos EUA

'Yoda' posa com troféu após sua vitória na edição de 2011 do Concurso de Cão Mais Feio do Mundo em Petaluma, na Califórnia, na sexta-feira (24). Sua raça é o resultado do cruzamento entre um chihuahua e um cão cristado chinês. Além do troféu, o cão garantiu ao dono um prêmio de US$ 1 mil e diversos produtos caninos

Dono garantiu prêmio de US$ 1 mil em concurso na Califórnia.
'Yoda' nasceu de cruzamento entre chihuahua e cão cristado chinês.

Buracos nas ruas deixam moradores sem transporte

Intransitável. É a melhor classificação para o estado das ruas do residencial Cidade Jardim, um dos conjuntos da Coophab, em Parnamirim. As inúmeras crateras parecem se multiplicar à medida que se vai adentrando ao conjunto. O problema nas vias é tamanho que em uma delas, a Rua Percílio Alves, os moradores passaram a se referir ao endereço como "Buracolândia". E não são somente os carros que tem dificuldade de transitar; motos, bicicletas e mesmo pedestres precisam  desviar dos muitos buracos para chegar ao destino. Em geral, o meio-fio e as calçadas se transformam em rotas de fuga.O problema, que se prolonga por anos e se agrava a cada chuva, chegou ao ponto de deixar moradores sem sistema de transporte urbano. A linha Circular de ônibus deixou de operar pela rua e a linha 3, da rede de alternativos, precisou mudar a rota devido a inacessibilidade do local. "Não temos mais ônibus passando na porta porque não tem condições de fluxo aqui. Um descaso generalizado", diz o  comerciante Claudomiro Silveira Braga. A "Buracolândia" dá acesso ao Posto de Saúde do Conjunto.

O conjunto habitacional criado há cerca de dez anos, permanece com boa parte das cerca de 50 ruas sem pavimentação. O resultado da falta de manutenção é lama, buracos, sujeira e muita dor de cabeça para quem mora ou trabalha no local. Na tarde de ontem os moradores se muniam de pás e carros de mão para tentar dar curso a lama empoçada nas crateras.

"A gente paga IPTU, esse ano foram R$ 144,00. Para quê? Para ficar nesse jogo de empurra-empurra, enquanto a gente tem que que escavar valas e tapar buracos?", questiona o supervisor de segurança Gilson Pereira de Lima, 34 anos, que há quatro anos mora na Percílio Alves. Gilson reclama ainda de gastos com o veículo. "Já tive que refazer a suspensão esse ano de novo", acrescenta.

O "jogo de empurra" a que o morador se refere é a justificativa usada pela Cooperativa e a Prefeitura de Parnamirim para não realizar com frequência operações tapa-buracos e mesmo a pavimentação do local, alegando por cada orgão ser de responsabilidade do outro. "É o mesmo discurso desde que vim morar aqui. A Prefeitura diz que a Cooperativa não entregou ainda o conjunto. E a Coophab diz que essas obras devem ser feitas pelo Município", explica outro morador Claudio Orestes.

Em um trecho de cerca de 200 metros da avenida Eliza Branco Pereira dos Santos (próximo a rotatória na rodovia que dá acesso a Avenida Maria Lacerda Montenegro) é possível contar sem esforço 14 buracos de grande porte. Com o desgaste do que resta da camada de asfalto, alguns se alargam e se fundem formando imensas crateras que tomam de um canto a outro da via.

Enquanto construtora e Município não resolvem o impasse, são moradores, como a cabeleireira Claudineide Melquíades, que precisa gastar além do IPTU para garantir vias mais planas. "A gente paga R$ 20,00 para colocarem metralha. Mas basta chover um pouco mais para ir embora tudo. Precisamos de obras calçamento".

Na avenida Milton Dias, as obras para pavimentação foram iniciadas pela Secretaria municipal de obras daquela cidade. Com as chuvas, o aterramento vira um lamaçal.

O diretor comercial da Coophab Iran Marcolino explicou que a Coophab ser de competência da Cooperativa, de acordo com audiência com a Secretaria de Obras de Parnamirim, a recuperação e pavimentação de todas as ruas internas do Conjunto, com acesso à entrada das casas. As demais chamadas "ruas cegas", com  acesso aos fundos dos imóveis, não receberão o benefício. "Aguardamos a finalização das obras, como também a captação de cerca de R$ 1,5 milhão oriundo de dívidas dos mutuários para refazer as vias", disse. A Coophab, segundo o diretor, espera concluir as 25 casas restantes para entregar o conjunto habitacional, em 16 meses, além de pavimentar quatro ruas até o final do ano.

Por telefone, o secretário de obras de Parnamirim Naur Ferreira, confirmou a pactuação, disse ter  iniciado a pavimentação na parte que lhe cabe: o anel viário, composto pelas avenidas e Milton Dias e Eliza Branco Pereira dos santos. Na primeira, as obras devem ser concluídas em 60 dias. O processo de licitação para a outa, ocorrerá em até 45 dias.

PF abre investigação sobre ataques.

Brasília (AE) - A Polícia Federal abriu ontem investigação sobre os seguidos ataques de hackers a sites do governo federal, do Senado e de autarquias ligadas à União. A iniciativa de investigar partiu da própria PF, competente para apurar crimes cibernéticos federais. Ontem, um dos alvos do grupo foi a página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Nota de esclarecimento, o Instituto disse que o ataque aconteceu às quatro horas da madrugada (sexta-feira, dia 24 de junho) e que, depois disso, o IBGE retirou o site do ar para reforçar a segurança e fazer a manutenção. "O banco de dados de todas as pesquisas está preservado já que não foi atingido pela ação de hackers", assegurou.Desde a quinta-feira, a PF reúne informações para monitorar a ação dos hackers. Ontem, a investigação foi oficialmente aberta, mas nenhum dado foi divulgado para não atrapalhar o trabalho de apuração.

Na Presidência da República, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou que está estudando os ataques, mas ainda não foi recomendada nenhuma ação extra de segurança.

A avaliação do Palácio do Planalto é que a intenção dos hackers é apenas chamar a atenção, já que até agora a ação principal foi derrubar páginas oficiais ou, no caso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fazer "pichações", como são chamados os recados deixados por grupos de hackers em páginas invadidas. Por isso, a Presidência prefere não comentar as ações.

Na quinta-feira, informações pessoais atribuídas à presidente Dilma Rousseff, ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, e ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foram distribuídas pela Internet. Entre elas, e-mails, números de documentos e datas de aniversário. Nenhum dos envolvidos confirmou se os dados eram verdadeiros.

Ontem pela manhã o site do Ministério do Esporte ficou fora do ar. No final da tarde, em uma nota técnica, o órgão confirmou a invasão, mas garantiu que não houve acesso à rede interna nem captura de dados confidenciais, senhas ou logins, como chegaram a divulgar alguns hackers pela internet.

"Como medida de prevenção, senhas criptografas de usuários externos que circularam na mídia foram canceladas", informou o ministério através de nota. O órgão diz ainda que os detalhes de repasse de verbas a estados divulgados não são verdadeiros e nem constam do site.

A Infraero também retirou o seu portal do ar na tarde de ontem. De acordo com a empresa, não houve acesso de hackers, mas foi tomada a decisão de retirar a página do ar para reforçar os instrumentos de segurança. Também o Ministério da Cultura apresentou instabilidade, aparentemente pelo excesso de acessos por um único usuário, o que configura o ataque de hackers. Ainda assim, o ministério não confirmou ter sido alvo de uma ação. O site voltou ao ar logo depois das tentativas de acesso terem sido neutralizadas.

Dupla de assaltantes é presa pela polícia em Ponta Negra.

Dois jovens criminosos foram detidos pela Polícia Militar no início da manhã deste sábado, 25, em Ponta Negra - zona Sul de Natal. A dupla de assaltantes tentava furtar um veículo quando foi flagrada pela PM. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da zona Sul para autuação e ficarão à disposição da Justiça.De acordo com informações de policiais militares do 5º Batalhão, eram 7h da manhã deste sábado quando Edvaldo Lourenço da Silva, 21 anos, e Leandro Gaspar Jacinto dos Santos, 19 anos, arrombaram um veículo na rua Dr. Manoel Bezerra, conhecida como a rua do Salsa. Os suspeitos ainda empreenderam fuga, mas foram alcançados pouco tempo depois.

A Polícia Militar revelou que os criminosos agiam há muito tempo no local e outras diversas ocorrências da mesma natureza podem ter a dupla como autores. A Polícia Civil já confirmou que ambos têm antecedentes criminais por furto.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Grupo anuncia mais ataques e sites da Presidência e Senado saem do ar

Após grupos de ativistas responsáveis pelos maiores ataques a redes de computador registrados no mundo anunciarem mais ataques a sites, a página do Senado, da Presidência e do Ministério dos Esportes saíram do ar nesta quinta-feira. O site do Senado, no entanto, por volta das 15h, já havia retornado.

Os ataques começaram ontem, quando o grupo elegeu o governo brasileiro como alvo e tiraram do ar os sites da Presidência da República e da Receita Federal e o Portal Brasil por meia hora durante a madrugada, congestionando as redes do governo e impedindo o acesso a suas informações.

O Serpro (Serviço de Processamento de Dados), que hospeda os sites do governo federal, classificou o ataque como o maior já enfrentado pelo governo brasileiro. Segundo o Serpro, não houve vazamento de informações.

Um dos grupos responsáveis pelos ataques convocou seus seguidores no Twitter a atacar a Petrobras também. O site da estatal ficou fora do ar à tarde, mas a empresa atribuiu o evento à "instabilidade" na sua rede.

O grupo que assumiu a autoria dos ataques aos sites do governo se apresenta como LulzSecBrazil e atua como célula do LulzSec, grupo que na semana passada atacou o site da CIA, a agência de espionagem americana.

Os ativistas do LulzSecBrazil atuaram junto a um grupo chamado AnonBrazil, associado ao Anonymous, a quem é atribuído um ataque que há duas semanas derrubou o site do FMI (Fundo Monetário Internacional).

LulzSec e Anonymous são os dois maiores grupos de hackers do mundo. Hackers são pessoas que invadem computadores para protestar ou furtar informações.

Eles lançaram nesta semana a Operação AntiSec, declarando agir "contra a censura" e com o objetivo de retaliar governos que tentam impor controles à internet.

Os ataques de ontem foram precedidos por uma mensagem ao "povo brasileiro", divulgada no YouTube. Os ativistas dizem não querer "aterrorizar a população", mas acham que "chegou a hora de tomar uma atitude" contra "a manipulação de informação e o governo sem transparência".

Depois dos ataques, o LulzSecBrazil postou mensagem dizendo que seu "alvo é atingir 100 mil seguidores no Twitter para ter condição de fazer manifestações pelas ruas de todo o Brasil".

Os ataques são realizados por robôs eletrônicos acionados pelos hackers, que fazem grande número de solicitações simultâneas aos sites eleitos como alvos, tornando impossível que outras pessoas acessem suas páginas.

Segundo o Serpro, foi o terceiro ataque sofrido pelo governo brasileiro na internet neste ano. Os anteriores visaram o site da Presidência, no início de janeiro, e o site do Exército, no sábado. Foram assumidos por outro grupo de hackers, FatalErrorCrew.

O Exército começou a implantar neste ano o CDCiber (Centro de Defesa Cibernética) para proteger as redes governamentais e outras que interessem à segurança nacional. EUA e China anunciaram, na última semana, esforços semelhantes para se defender contra os hackers.

Além da CIA e do FMI, também foram atingidos neste mês o Departamento de Comércio dos EUA e empresas como a Lockheed Martin, fornecedora de armamentos.

Saiba mais
O grupo de hackers LulzSec (Lulz Security) chamou a atenção mundial pela primeira vez há dois meses, com a invasão da rede on-line do PlayStation, da Sony, e o vazamento dos dados de milhões de usuários. O game, de alcance global, passou dias fora do ar.

Na semana passada, o grupo assumiu um ataque ao site da CIA. Anteontem, o FBI invadiu e confiscou equipamentos de um servidor de internet no Estado de Virgínia, parte de uma investigação dos membros do LulzSec realizada junto com a própria CIA e agências europeias, segundo o "New York Times". Um membro do LulzSec foi preso no Reino Unido.

O nome Lulz vem de LOL ("laugh out loud", rir alto), uma gíria de internet usada, em geral, após brincadeiras on-line e pegadinhas.

Anterior e mais conhecido, o grupo Anonymous nasceu como coletivo hacker há cerca de três anos.

A exemplo do LulzSec, começou com brincadeiras on-line, até realizar uma série de ataques em defesa do WikiLeaks, em dezembro do ano passado.

Conseguiu afetar a operação de sites globais como Visa, MasterCard e PayPal, por terem suspendido contas da organização de Julian Assange, que expôs segredos americanos.

Jovem é morto próximo à rua do Motor.

Cinco tiros, sendo dois de raspão e três certeiros, acertaram Luan Rodrigues da Silva, de 18 anos. O jovem foi morto por volta das 14h desta quinta-feira (23), próximo a uma das travessas da rua do Motor, a Darci Vargas, na Praia do Meio. De acordo com os próprios familiares da vítima, o motivo provavelmente foram as dívidas do rapaz com traficantes de drogas.A arma usada teria sido uma pistola "Ponto 40" e, dos cinco tiros, dois foram no pescoço, dois nas costas e outro no peito. O local do homicídio, de difícil acesso, fica em uma localidade chamada "Sem Terra", já perto do paredão sob a Ladeira do Sol. O terreno é íngreme e a vítima ficou caída em uma área próxima a um matagal, no quintal de uma das casas da travessa.

Nenhum morador do local prestou qualquer informação às equipes policiais sobre possíveis suspeitos. O Itep recolheu o cadáver às 15h30. Luan era solteiro e não tinha filhos. O jovem tinha uma boa imagem frente aos moradores da área, mas teria se envolvido com o tráfico na região, trabalhando como "aviãozinho", transportando drogas e dinheiro entre os traficantes e os usuários.

Corpo de Bombeiros define percurso da 17º Corrida Soldados do Fogo .

A Corrida Soldados do Fogo é realizada em Natal há 17 anos em comemoração ao Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, no dia 2 de julho. A prova é considerada uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte e este ano terá várias novidades que a renderá destaque em todo o Nordeste.

"A Corrida Soldados do Fogo é para a nossa Corporação o evento mais importante do ano, pois além de comemorar o aniversário nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, integra vários segmentos da sociedade com a instituição. Para nós, este é o momento perfeito para confraternizarmos os bombeiros do RN com a sociedade civil e destacar os parceiros que apóiam o esporte no Estado", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN.

Nesta quarta feira, 22, os organizadores do circuito de Rua do Corpo de Bombeiros definiram, em reunião com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), o percurso para a prova. O evento terá largada e chegada no quartel do CBMRN, na Avenida Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho e seguirá pela Rua Alberto Maranhão, Avenida Rodrigues Alves, Rua Ceará Mirim e Rua Assú. (conforme figura).

A 17ª Corrida Soldados do Fogo é realizada pelo Governo do Estado e Corpo de Bombeiros e homologada pela Federação Norte-rio-grandense de Atletismo FNA, seguindo os padrões exigidos pela Confederação Brasileira de Atletismo CBAt. A organização ficará sob a responsabilidade da holding formada pelas empresas Hora de Correr, Natal Runner e Usina Comunicação, com o apoio do Grupo R. Cunha especializada em Marketing Promocional.

Caminhão cai em cratera.(foto e texto de caninde soares)

 Quem não deve não teme e por isso as vezes não compreendo porque as pessoas tem tanto medo de uma câmera quando está na mão de um repórter.  E foi por esse medo que as pessoas não me passaram informações sobre hora e mais detalhes deste acidente onde o caminhão caiu dentro de um buraco da obra do posto da Av. Hermes da Fonsêca que fica em frente ao IFRN. Me pareceu ter sido desatenção do motorista, já que o local estava sinalizado.

Governo do Estado decreta ponto facultativo nesta sexta-feira.

A governadora Rosalba Ciarlini decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (24), em substituição ao próxima quarta-feira (29), dia de São Pedro, quando haverá expediente normal nas repartições do Estado.

Segundo o Diário Oficial desta quinta-feira (23), no próximo dia 29 começa o pagamento dos servidores do Estado, e por isso é inconveniente a manutenção do ponto facultativo.

Últimos retoques para a festa de Corpus Christi.

A manhã chuvosa e cinza desta quinta-feira (23) não afastou os fiéis católicos dos preparativos para a festa de Corpus Christi. Em Mirassol, o tapete que começou a ser confeccionado há dois dias, está quase pronto. Na Paróquia de São Sebastião, no Alecrim, os organizadores da festa do Corpo de Deus decidiram fazer o tapete na área social da igreja devido à chuva que caiu hoje mais cedo. Em Mirassol, na Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, o ritual de montar tapetes com produtos regionais, reciclados e artesanais se repete há 18 anos. A idealizadora e confeccionadora se mantém a mesma até hoje. Adelusia Miranda, comentou que o estudo em torno do tema, a escolha das imagens, dos produtos a serem utilizados começou há três meses.

"Jesus Eucarístico, o verdadeiro cordeiro de Deus", foi o tema escolhido para este ano. No tapete criado no átrio central da igreja, o pó de serra, a areia colorida, as pedras artesanais, o feijão preto, bandejas de isopor recicladas e até mesmo os cabelos dourados retirados de espigas de milho compõem as imagens de São João Batista menino, da Virgem Maria encontrando com Santa Izabel, de Jesus Cristo entregando uma hóstia a um padre e o ostensório com o cordeiro imolado.

"É sempre uma alegria renovadora. É uma maneira de expressar nosso carinho a Jesus. Sobretudo, expressar nossa fé na Eucaristia, onde Jesus está presente", disse Adelusia Miranda. Para 2011, todo o tapete foi inspirado no evangelho de São João Batista. Adelusia explicou que cada igreja escolhe o tema e os itens utilizados na confecção da peça. Em Mirassol, a celebração do Corpus Christi está marcada para às 17 horas. No encerramento da missa, o padre irá conduzir o ostensório pela igreja e serguirá em procissão pelas ruas do bairro. É neste momento que ele cruza o tapete.

História

De acordo com Adelusia Miranda, a inspiração para a confecção dos tapetes se deu com o gesto dos hebreus quando Jesus entrou em Jerusalém. Na ocasião, o povo estendeu tecidos, lençóis ou até mesmo peças de roupa para que Ele pisasse em cima. Com o passar dos anos, num sonho que uma freira agostiniana chamada Juliana teve, ouviu Jesus Cristo pedir que ela buscasse implementar a festa do Corpo de Deus no calendário Cristão. Juliana recorreu ao Papa Urbano IV, que atendeu seu pedido. A freira se tornou santa anos depois.

A procissão de Corpus Christi começou em 1347 e foi introduzida oficialmente no calendário da Igreja Católica pelo Papa Urbano IV em 1264. Um dos motivos para a celebração do Corpo de Deus foi responder às heresias no período. Além disso, dois milagres ocorreram no período e serviram como um motivo a mais para a celebração ser instituída. Em 1263, na cidade italiana de Bolzano,o padre alemão Pedro de Praga, estava celebrando a Missa quando teve sérias dúvidas sobre a realidade da presença de Cristo na Hóstia consagrada. Assim que ele completou as palavras da Consagração, o sangue começou a escorrer da Hóstia Consagrada e correr por suas mãos, sobre o altar e o corporal. Em Lanciano, também na Itália, um monge que se sentia atormentado pela dúvida na crença católica da transubstanciação, durante uma missa viu a hóstia no momento do ato da consagração, converter-se em carne viva e o vinho em sangue vivo.

Com a comprovação dos milagres, os tecidos usados pelos hebreus deram lugar ao que vemos hoje em inúmeras igrejas católicas no mundo. São tapetes compostos por flores, serragens, borras de café e materiais reciclados.

Presos tentam fugir da DP Zona Norte.

Os 14 presos que ocupavam a única cela da delegacia de plantão da zona norte tentaram fugir na madrugada desta quinta-feira, 23. Por volta das 2h30, um agente percedbeu uma movimentação e constatou que os 14 já estavam fora da cela, em um pátio interno, tentando arrombar uma grade para ter acesso à área externa da delegacia, localizada na avenida João Medeiros Filho, a estrada da Redinha.

Os agentes correram para a lateral da DP e efetuaram disparos para cima. Os presos se apressaram em voltar para a cela, que comporta no máximo cinco homens. Todos foram removidos para a delegacia de plantão zona sul e quatro pequenas serras foram encontradas. Em maio, houve a última tentativa de fuga do local, quando os criminosos tentaram cavar um túnel. Na ocasião, os presos foram transferidos para a 12a DP e haviam retornado à Plantão Zona Norte na semana passada.

Manifestantes querem preparar relatório paralelo.

As tentativas de manobra na Câmara Municipal para  desviar o foco da Comissão Especial de Inquérito sobre os contratos da Prefeitura não preocupam o Coletivo Fora Micarla. Como o requerimento para instalação da CEI foi oficialmente lido em plenário,  ontem à tarde, os manifestantes afirmam que o objetivo foi cumprido e a Comissão deve funcionar. Agora, eles pretendem fiscalizar o trabalho da CEI e realizar uma espécie de "relatório" paralelo.De acordo com o membro da comissão jurídica, Hélio Miguel, não há maiores preocupações sobre a instauração de outra CEI, para investigar contratos da gestão passada. A oposição na Câmara vê nisso uma tentativa de desviar o foco dos contratos celebrados desde 2009. Contudo, para Hélio, esse não será o problema. "Já conseguimos a instalação da CEI e a certeza de que haverá um membro da oposição, o que dá credibilidade ao processo e certifica que a sociedade terá acesso aos dados da investigação. Isso é suficiente", diz.

A intenção do Coletivo Fora Micarla é acompanhar de forma minuciosa as investigações. Primeiramente porque, caso alguma irregularidade surja, como tem sido denunciado pela oposição, não será necessário esperar pelo fim da Comissão para a tentativa de atingir o principal objetivo do movimento: entrar com uma ação pedindo o impeachment da prefeita Micarla de Sousa. "Caso algo realmente grave seja descoberto, não iremos nem mesmo esperar o fim da CEI. A intenção é judicializar o pedido imediatamente", diz Hélio, citando as denúncias de imóveis alugados de forma indevida.

Os manifestantes estiveram ontem à tarde na praça dos Três Poderes, onde prestaram apoio a um ato do Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB) e entoaram palavras de ordem contra a atual administração.

Ontem, o desembargador Caio Alencar intimou o procurador-geral do Município, Bruno Macedo, a se manifestar acerca do pedido do advogado Daniel Lisboa de inclusão do acordo entre Câmara e Coletivo Fora Micarla no processo que julgou o mandado de segurança impetrado pela Casa Legislativa para retirada dos manifestantes, na semana passada. Bruno Macedo tem, após receber a intimação, 48h para se manifestar. A inclusão do acordo  permite que um possível descumprimento  seja cobrado na esfera judicial.

Estudantes e guardas entram em conflito

O rigoroso controle para acesso dos estudantes do movimento #Fora Micarla às galerias do plenário da Câmara Municipal de Natal terminou gerando tumulto e revolta. No início da sessão de ontem, houve empurra-empurra e conflito com os guardas municipais e policiais que faziam a segurança da Casa. Durante o conflito, um dos jovens, Rinaldo Sampaio de Andrade, acabou sofrendo um choque mais forte no rosto, mas sem gravidade
"Essa burocratização é absurda. Nós protestamos e estávamos fazendo pressão, no grito, para entrar. Mas tudo na paz. Eu estava de mãos pra cima, e eles (os seguranças) vieram pra cima", relatou o guia turístico Rinaldo Sampaio de Andrade, 32. A confusão começou depois do acesso de cerca de 80 estudantes às galerias. Outros 30 ainda aguardavam na recepção, mas foram barrados pela segurança.

Sob a justificativa de que só seria possível a entrada até o número máximo de pessoas que as galerias do legislativo  comportam - são 85 cadeiras - a segurança suspendeu o acesso, ás 15h40. O impedimento gerou o tumulto, que só terminou com a intervenção do representante do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, e do estudante Marcos Aurélio Garcia, da Comissão de Imprensa do movimento #Fora Micarla.

Durante o tumulto, todos os estudantes que já estavam acomodados na galeria saíram para dar apoio aos que tentavam entrar. Muitos gritavam "deixa entrar", outros, "essa casa é do povo". O conflito durou por cerca de 20 minutos. Com a intervenção de Marcos Dionísio e Marcos Aurélio, ingressou nas galerias um número de manifestantes ligeiramente superior ao limite.

Parte do grupo ficou na entrada principal da Câmara e passou o tempo gritando palavras de ordem e pedindo pela instauração da CEI. Os que ingressaram nas galerias para acompanhar a sessão de ontem, na qual foi lido o requerimento da CEI dos Contratos, tiveram que fazer um cadastro na recepção da Câmara e entregar mochilas para serem revistadas.

Até a leitura do requerimento, os vereadores ouviram protestos a todo instante, por parte dos que ocupavam as galerias. Em um dado momento, informados sobre a possibilidade de que a investigação não fosse instalada, devido a uma manobra da bancada aliada à prefeita Micarla de Sousa, os estudantes ficaram de costas para o plenário, com as mãos sobre a cabeça.

Com o término da sessão, por volta das 17h, os estudantes, que ficaram dez dias acampados na sede do legislativo, saíram em passeata até a Prefeitura de Natal e depois realizaram uma plenária na praça André Albuquerque para decidir o calendário de ações dos próximos dias.

Interditada usina que distribuía leite contaminado para o programa do governo

Fiscais Estaduais Agropecuários do IDIARN interditaram uma usina de beneficiamento de leite localizada no município de Pedro Avelino.
A atividade da indústria foi paralisada por ter sido constatada irregularidade no leite distribuído no Programa do Leite. Em análise laboratorial foi constatada adição de água e contaminação por coliformes fecais no produto. Segundo os Fiscais do IDIARN, o envase de leite foi suspenso para que a indústria encontre a fonte de contaminação e corrija as demais irregularidades.
Pelos próximos sete dias a usina permanecerá fechada para que o proprietário faça as mudanças estabelecidas que geraram Termo de Interdição e Fiscalização. Após esse período, o estabelecimento é desinterditado e os fiscais voltam para fazer uma nova coleta e análise de amostras do produto.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Em Natal, Daiane dos Santos confirma fim da carreira após Londres/2012.

Em Natal treinando para participar do 1º Meeting de Ginástica Artística, nos dias 25 e 26, no ginásio do Campus Universitário, a atleta Daiane dos Santos confirmou: a Olimpíada de 2012 será sua última competição pela seleção brasileira. Ela explicou que não terá como aguentar a rotina pesada de treinos e se manter competindo em alto nível até os Jogos Olímpicos do Brasil. Porém, neste período de pouco mais de um ano que resta até a aposentadoria, a ginasta garante a empolgação para representar o país no Campeonato Mundial e também nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México.

A competição realizada em Natal servirá como preparatório justamente para essas duas próximas competições, antes do fechamento com chave de ouro em Londres. Para tanto, não só a ginasta, mas a equipe do Brasil terá de lutar pela classificação no Campeonato Mundial do Japão, em outubro, que servirá como qualificatório para Londres.

Quadrilha explode caixa eletrônico em Bom Jesus.



Um caixa eletrônico do Banco Bradesco situado na cidade de Bom Jesus, distante 46 km de Natal, foi explodido na madrugada desta terça-feira (21). Cerca de quatro homens realizaram o crime, levando todo o dinheiro da máquina.

Eram 3h da manhã quando o bando chegou ao terminal da BR 226 em um veículo Gol, de cor branca. Os criminosos quebraram a porta de vidro que dá acesso ao caixa eletrônico, e instalaram os explosivos. Após a explosão, a quadrilha fugiu levando todo o dinheiro da máquina.

Já no início desta manhã, o automóvel utilizado na ação, de placas NIE 7719 - Teresina (PI),   foi encontrado incinerado na BR 226, sentido Bom Jesus-Natal.

Comércio em Natal terá abertura facultativa no feriado de Corpus Christi.

O comércio de Natal terá abertura facultativa na quinta-feira (23), no feriado de Corpus Christi. Os bancos estarão fechados, mas algumas lojas do centro da cidade e o Alecrim vão funcionar.De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), o horário de funcionamento das lojas no feriado depende da orientação de cada empresário.

Confira o horário de funcionamento do comércio:

Alecrim: Abertura facultativa, mas maioria das lojas ficam fechadas.

Centro da Cidade: A abertura é facultativa, a maioria das lojas fecham e grandes magazines abrem das 09h às 15h, como as Lojas Americanas, C&A Riachuelo.

Zona Norte: Abertura facultativa até 12h.

Shopping Midway Mall
Praça de Alimentação e lazer: 12h às 22h.
Lojas: 15h às 21h.

Natal Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h.
Lojas e Quiosques: 14h à 21h.

Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15h à 21h.

Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 14h às 20h.

Shopping Via Direta
Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h.

Natal Norte Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h30h às 22h.
Lojas e Quiosques: 15h às 21h.

Supermercados
Funcionamento normal das grandes redes.

Bancos
Fechados

Corregedoria apura se houve facilitação na fuga de presos da Plantão Zona Sul.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) determinou que sua Corregedoria Geral do Estado apure, de maneira prioritária, as circunstâncias nas quais 15 presos fugiram nesta segunda-feira (20) à noite, da Delegacia de Plantão da Zona Sul, na Cidade da Esperança.O secretário-adjunto de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Clidenor Cosme da Silva Júnior, disse que, até amanhã, quer ter o resultado da investigação. "Mesmo havendo greve de policiais civis, a segurança da população é mais importante. Queremos saber como os presos conseguiram escapar, se houve facilitação ou não. Se for constatado qualquer tipo de facilitação, os responsáveis serão punidos", avisa Silva Júnior.

Ex- estagiária de Hillary Clinton agora faz sucesso como atriz pornô.

Seis anos depois de trabalhar como estagiária no escritório da então senadora Hillary Clinton, que atualmente é secretária de Estado dos EUA, a jovem Sammie Spades agora faz sucesso como atriz pornô, segundo noticiou nesta segunda-feira (20) o site americano "TMZ".
O site publicou fotos de arquivo da ex-estágiária posando ao lado de Hillary Clinton e trabalhando na campanha da ex-primeira-dama. Sammie disse ao site que tinha planos de se tornar advogada, mas, após encarar problemas financeiros, descobriu que a indústria pornográfica paga muito bem.
Depois da divulgação da notícia, a estrela pornô postou no seu perfil no Twitter o link para a página do "TMZ" e comentou: "Olhem! Alguém está me achando interessante hoje".

Corrida reúne noivas nas ruas de Belgrado, na Sérvia.


Competição teve cerca de cinquenta participantes.
Mulheres concorrem a vários prêmios, incluindo vestidos.

RN tem 3º pior índice do país na geração de empregos

O Rio Grande do Norte teve o terceiro pior desempenho na geração de empregos formais no Brasil entre janeiro e maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego,  divulgados ontem. Nos primeiros cinco meses, o número de demissões superou em  1.952 o de contratações, contrariando as projeções iniciais para o estado. No ranking nacional, o Rio Grande do Norte aparece atrás de Alagoas, que demitiu mais de 30 mil pessoas, e da Paraíba, que demitiu quase quatro mil empregados até maio. O desempenho do RN no mês também foi o terceiro pior em todo o País. Esta foi a segunda vez em nove anos que o estado fechou maio com saldo negativo. Para o economista Aldemir Freire, do IBGE, o desempenho ficou muito abaixo do esperado.Segundo ele, a indústria têxtil, que demitiu mais de 700 empregados em maio, foi a grande responsável pelo baixo desempenho do RN. Nos últimos oito meses, o setor enfrenta uma alta de quase 200% no preço do algodão em pluma, matéria-prima. A alta encareceu o produto e obrigou fábricas de todos os portes a enxugar os custos. Em Jardim de Piranhas, município onde a atividade têxtil é a base da economia, a alta do algodão provocou o fechamento de 80 tecelagens de um total de 200 e a demissão de mais de 2 mil pessoas nos últimos meses, segundo  a Associação de Tecelagens do Seridó. Embora afete a indústria têxtil como um todo, a alta atinge em cheio as pequenas tecelagens. A maior parte das fábricas ou estão produzindo menos ou fecharam as portas. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que acompanha a produção de grãos no País, a alta dos preços foi provocada pela forte redução dos estoques mundiais. O problema é nacional e afeta principalmente fábricas de baixo capital e pouca capacidade de investimento.

Apesar do cenário, o Rio Grande do Norte pode fechar o ano com saldo positivo, contratando mais do que demitindo. Isso se a construção civil se mantiver aquecida e a agropecuária, setor que demitiu 3.492 a mais do que contratou nos primeiros cinco meses do ano, volte a admitir funcionários no segundo semestre com o fim das entressafras. "Também não acredito que a indústria não vá demitir tanto no segundo semestre", completa Aldemir.

Embora as perspectivas sejam boas, o economista não acredita que os números alcançados em 2011 superem os registrados em 2010, ano considerado atípico por vários segmentos da economia.

Desacelerado

O RN já começou o ano de 2011 demitindo mais do que contratando. Em janeiro, o número de demitidos superou em 2.243 o de contratados. A situação só mudou em abril, quando o número de contratados superou em 371 o de demitidos. Apesar da leve recuperação, o RN fechou o primeiro quadrimestre (período entre janeiro e abril) com quase 2,4 mil empregos a menos, quinto pior desempenho do estado desde 2003, quando o Ministério de Trabalho e Emprego começou a disponibilizar a série histórica.

A exemplo do que ocorreu nos meses anteriores no estado, os setores do comércio, serviços e construção civil foram os que tiveram maior saldo de contratações até o momento. No outro lado da ponta, a indústria de transformação, capitaneada pela indústria têxtil, e a agropecuária, que costuma demitir milhares de funcionários no período da entressafra.

Nacionalmente, os números do mercado de trabalho em maio,  não deixam dúvida de que o desempenho do emprego no País está em desaceleração. Por qualquer perspectiva que se olhe, o resultado foi menor do que seus similares, aponta matéria da Agência Estado. Foram gerados 252 mil postos com carteira assinada, já descontadas as demissões do período. Em abril, de acordo com dados revisados, o saldo foi de 294 mil.

MP pede nova proibição contra a TIM.

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual pediram ontem à Justiça Federal do Rio Grande do Norte que proíba, novamente, a operadora de telefonia TIM de habilitar novas linhas e realizar portabilidade de acesso de outras operadoras no RN. A Justiça confirmou o recebimento do pedido e deverá se pronunciar nos próximos dias. Para os Ministérios Públicos, as ações previstas no "Plano de Ampliação de Rede", apresentado pela empresa para o estado, não são suficientes para atender a demanda dos consumidores. 

O plano da TIM prevê R$ 30 milhões em investimentos para aumentar a capacidade da rede de acesso no RN e foi dividido em duas etapas. Mesmo com o cumprimento da primeira etapa do plano, em março, verificou-se congestionamento de linha em 15 municípios e queda de chamadas em outros 92, sendo que em 84 cidades o percentual de queda de chamada ultrapassa 10% e em 30, ultrapassa 50%. O limite, segundo o Plano Geral de Metas de Qualidade para o Serviço Móvel Pessoal, é 2% - mostrando como a operadora está distante desta realidade.

A nova ação civil pública baseou-se na análise feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o projeto da TIM. Ao analisar os documentos enviados pela operadora, a Anatel chegou a conclusão de que

não é possível atestar a conformidade do serviço prestado, somente com os relatórios elaborados pela empresa de telefonia. Além disso, mesmo após implementação da primeira etapa do plano de ampliação da rede, a operadora apresenta, segundo os órgãos, graves problemas de congestionamento e queda de chamadas, tendo apresentado melhora somente em cinco municípios incluídos no Plano.

Para o Ministério Público, o alto índice de queda nas chamadas pode beneficiar a operadora, aumentando seu lucro. Isso porque, com as quedas, o consumidor teria que realizar novas ligações.

A gravidade dos fatos, segundo o MP, é suficiente para proibir novamente a habilitação de linhas no estado. Em janeiro deste ano, tal proibição já havia sido imposta e valeu por mais de 40 dias.

Segundo o procurador da República Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, as últimas informações revelam que o serviço não está sendo prestado como deveria. "Diante das informações, não tínhamos outra alternativa senão pedir a proibição das habilitações até a operadora prestar um serviço de qualidade", afirma.

O pedido, segundo ele, é mais uma medida de proteção ao consumidor do que uma punição à operadora. "Não se trata de punir, mas de defender o consumidor. A Tim não está prestando um serviço de qualidade aos atuais usuários, e mesmo assim, está recebendo novos. Defendemos que ela só possa receber novos clientes quando mostrar que pode atender bem a demanda. Temos elementos que mostram que quem contratou os serviços da operadora não está sendo bem atendido".

Segundo o procurador, outras operadoras de telefonia móvel estão investigadas pela Anatel. "Cada uma vai ter o momento de melhorar a rede. Este é o momento da Tim". Na ação encaminhada à Justiça Federal, o MP também pede para que a Justiça multe a operadora por habilitar linhas durante a proibição judicial e intima a Anatel a prestar novos esclarecimentos sobre o plano.

Os Ministérios Públicos  estudam a possibilidade de pedir indenização por danos morais coletivos. Procurada pela equipe de reportagem, a operadora informou "que ainda não tomou conhecimento de qualquer manifestação do Ministério Público quanto ao Plano de Desenvolvimento de Rede para do Rio Grande do Norte, mas reforça que está à inteira disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários".

Ação contra a operadora se desenrola desde janeiro no RN

As ações dos Ministérios Públicos e da Justiça Federal contra a TIM se desenrolam desde o início deste ano no Rio Grande do Norte. O processo teve o primeiro capítulo público em 14 de janeiro, quando a Justiça Federal do RN proibiu a empresa de comercializar novas assinaturas, habilitar novas linhas ou fazer portabilidade de acesso de outras operadoras até que comprovasse a instalação e perfeito funcionamento dos equipamentos necessários para atender às demandas dos consumidores no estado.

A suspensão, determinada pelo juiz Magnus Augusto Costa Delgado, foi consequência de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), contra o que chamaram de má prestação de serviços por parte da operadora. Diante de denúncias de usuários, o MPF instaurou inquérito civil, bem como pediu a Anatel que realizasse uma ação de fiscalização para constatar a existência de problemas na rede da empresa. E alguns problemas, de acordo com o relatório judicial, foram, de fato, encontrados.

A empresa recorreu da decisão, mas em fevereiro teve o pedido negado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Ainda em fevereiro, no dia 14, a TIM entregou um plano de expansão da capacidade de rede ao Juiz Magnus Delgado, prevendo R$ 30 milhões em investimentos para aumentar a capacidade de atendimento no estado. Em 27 de fevereiro, a proibição, que já durava 45 dias, foi suspensa por 90 dias pela Justiça Federal, com a condição de que a empresa apresentasse relatórios mensais informando o cumprimento das medidas que compõem o plano. A operadora voltou a habilitar novas linhas. Em março, entretanto, foi mais uma vez alvo de relatório desfavorável. O Juiz Magnus Delgado recebeu da Anatel, informações que apontavam que a empresa habilitou linhas durante o período de proibição judicial. Pelo descumprimento, pediu o Ministério Público, a operadora deveria pagar multa, mas o pedido ainda está sob análise da justiça.

Em maio, no dia 25, a TIM pediu à Justiça Federal do Rio Grande do Norte que encerrasse o processo. Mas em vez de atender o pedido, o Juiz Magnus Delgado prorrogou a suspensão da medida contra a operadora, por um período de 120 dias. A expectativa era que, neste período, provas fossem produzidas e os autores da ação, Ministérios Públicos Estadual, Federal e Anatel, se manifestassem sobre o processo.

O Ministério Público recebeu os Autos, espécie de caderno contendo todo o processo movido contra a TIM, no dia 30 de maio. Ontem, encaminhou nova ação à Justiça Federal pedindo que a proibição que havia sido imposta em janeiro seja retomada.

À exemplo do que ocorreu no Rio Grande do Norte, o juiz Cid Peixoto do Amaral Neto, da 3ª Vara Cível da Justiça Estadual, do Ceará, decidiu, há cerca de duas semanas, suspender a habilitação de novas linhas, após uma série de problemas no serviço. A decisão só seria revista após a operadora entregar um plano de expansão da rede à Justiça do Ceará. O serviço da TIM no Ceará, segundo noticiado pelo jornal cearense Diário do Nordeste, apresenta instabilidade nas últimas semanas e deixa seus usuários sem acesso.  Segundo o juiz, a decisão deve persistir "enquanto não se comprovar que foram instalados e estão em perfeito funcionamento os equipamentos necessários e suficientes para atender às demandas dos seus consumidores". Também há reclamações contra o serviço em outros estados, conforme noticiou o jornal. Na semana seguinte, a TIM anunciou investimento de R$1 bilhão em sua rede de acesso no País. Segundo Marco Di Costanzo, diretor de rede da TIM Brasil, o investimento "não é uma reposta ao que aconteceu em algum Estado".

domingo, 19 de junho de 2011

Jovem morre em acidente na BR 101.

Um rapaz identificado como Raniere Holanda Resende, de 20 anos, morreu na manhã deste domingo em um acidente no km 101,8 da BR 101, próximo ao bairro de Emaús. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o jovem, que dirigia um Gol vermelho de placas NNT 2062, colidiu com um ônibus e uma caminhonete por volta das 6h30.Segundo as autoridades, uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) chegou a prestar socorro a Raniere, que estava preso às ferragens. O jovem, entretanto, não resistiu ao trauma e faleceu no local. Os outros envolvidos na batida não tiveram ferimentos graves.

A PRF ainda investiga as causas do acidente. Até o momento, sabe-se apenas que o veículo conduzido pelo rapaz bateu na traseira dos outros carros, ficando com a frente totalmente destruída. 

sábado, 18 de junho de 2011

Blog grego mostra participação de cão 'rebelde' em protestos desde 2008.

Um blog grego alimentado principalmente com fotos e vídeos na plataforma Tumblr mostra desde 2008 as aparições do cão "Loukanikos" em manifestações e protestos realizados nas ruas de Atenas, como o realizado nesta quarta-feira (15) por milhares de pessoas que são contra medidas econômicas de austeridade planejadas pelo governo.As imagens e gravações geralmente são acompanhadas por comentários em primeira pessoa, como se o próprio cão narrasse suas aparições. Às vezes surgem até alguns belos pensamentos. ""Eu confesso, a brutalidade dos policiais me faz querer latir e morder seus doces traseiros... Então, eu lato bastante, mas não mordo porque eles têm um gosto estranho", diz um dos posts. A autoria do blog é anônima.
O "cão rebelde" ganhou fama no país e internacionalmente quando sua imagem começou a ser recorrente em meio aos protestos realizados em Atenas. Alguns jornais chegaram a dizer que seu nome era "Kanellos", por causa de outro cão que vivia em um campus universitário na Grécia e também costumava tomar parte em protestos. Mas o blog de "Loukanikos" explica que "Kanellos" faleceu em julho de 2008, causando comoção entre estudantes da universidade.
Segundo o site, há outros casos de cães que vivem nas ruas em cidades gregas e se juntam à multidão durante protestos.

Feira de pet shops tem até cerveja canina na Alemanha.

Uma feira de pet shops  em Frankfurt, na Alemanha, apresenta produtos e acessórios para cães do mundo inteiro. Entre os produtos exibidos durante a "Maintier", que vai até domingo (19), há até mesmo uma cerveja desenvolvida para cachorros.
De acordo com o fabricante a "Schwanzwedler" é feita a partir de extrato de carne e é fabricada por uma companhia holandesa. A feira conta com 85 exibidores de diversos países.

Empresa alemã exibe baratas comestíveis em feira de animais.

A empresa alemã "Der Schabenkoenig" ("O Rei Barata", em alemão) exibiu nesta sexta-feira (17) um produto peculiar em uma feira de animais de estimação em Frankfurt. A companhia oferece baratas comestíveis, e houve até quem provasse o "petisco" ali na hora.